Tudo o que você precisa saber sobre as construtoras de imóveis

Sabemos que investir em lotes é algo muito promissor por diversos motivos, entre eles, poder construir sua casa do zero. Quando alguém faz esta escolha, contratar uma construtora pode ser a melhor opção. No entanto, é comum que esta alternativa gere um certo receio na maioria das pessoas, porque é muito comum ouvirmos falar em golpes ou falência.

Quando isso acontece, além de perder todo o investimento, a situação acarreta um enorme estresse para os proprietários. Pensando nisto, selecionamos as dúvidas mais comuns sobre este assunto. Continue a leitura para saber mais!

Contratar ou não uma construtora de imóveis?

Ao adquirir um terreno, você pode optar por se encarregar da obra por conta própria, mas contratar uma construtora de imóveis tem suas vantagens. Primeiramente, ao tratar com uma empresa especializada, você evita gastos desnecessários e garante uma obra mais bem-feita. Isto porque estas companhias têm todo o conhecimento necessário sobre os cálculos da fundação, instalações elétricas, encanamento, revestimento e demais especificidades sobre a estrutura da propriedade, por exemplo.

Outro ponto, é que os materiais serão comprados de maneira mais precisa, de modo a evitar desperdício. Muitas vezes, ao optar construir por conta própria, há uma perda muito grande de material, o que não é conveniente nem sustentável para o nosso planeta nem para o seu bolso.

O que devo buscar nas construtoras de imóveis?

A primeira coisa que deve estar na sua busca pela construtora adequada, é a sua capacidade técnica. Será que aquela consultora vai ser mesmo capaz de tirar o seu projeto do papel exatamente como você sonhou?

Procure também empresas que possuam visão de negócio, que sejam tradicionais e já consolidadas no mercado. Uma empresa deste porte provavelmente se resguarda o bastante para sua reputação não ir por água abaixo. Além disso, o atendimento ao cliente também é um ponto a favor. Opte por aquelas que auxiliam o proprietário em todo o processo com atenção e disponibilidade.

Como saber se uma construtora é confiável?

Este é um dos pontos mais delicados, porque infelizmente golpes são recorrentes neste tipo de empresa. Antes de entregar o seu dinheiro e confiança a uma construtora, analise bem o seu histórico de empreendimentos. Procure saber se ela entregou conforme o prometido, se o prazo estava correto e também a qualidade das construções.

Conversar com os moradores de outros empreendimentos também pode ajudar. Verifique a satisfação dos outros clientes, pergunte como foi a negociação e o processo e se existem críticas. Todo o cuidado é pouco quando se trata de um investimento tão grande e importante.

Como me resguardar para não cair em golpes?

Documente absolutamente tudo. A prevenção é primordial para quem está comprando algo “no escuro”, porque caso você tenha problemas, todos estes documentos poderão ser usados no tribunal. Assim que fechar o contrato, registre em cartório. Apesar de ignorado por muitos proprietários, este passo é muito importante. Se um documento não tem o registro, você perde os direitos sobre a propriedade!

Guarde também todos os papeis que foram entregues pela construtora. Desde folhetos promocionais até e-mails: absolutamente tudo pode servir como prova em caso de abuso por parte da companhia. Se possível, registre também estes documentos para que eles possuam ainda mais valor jurídico.

Todo o processo de compra e construção de um imóvel deve ser averiguado com muita cautela. Tenha sempre em mente que toda esta atenção é válida para que você não tenha nenhum inconveniente ou empecilho para concretizar seu objetivo final.

Agora que você já sabe tudo sobre as construtoras de imóveis, conte para nós outros textos que você gostaria de ver aqui no blog!