Posso usar o FGTS para comprar um lote?

Uma das dúvidas mais frequentes na hora de comprar um lote é se é possível utilizar do FGTS ( Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como forma de pagamento.

A resposta para essa dúvida é que não, não pode utilizar o FGTS para a compra de lotes e terrenos.

A lógica é que o fundo de garantia seja usado para suprir a necessidade de moradia do trabalhador, sendo assim, quem já possui um imóvel seja na cidade em que mora ou trabalha e quer comprar um novo imóvel, em tese não estaria precisando de moradia, por isso, não pode utilizar o FGTS para a compra de um novo imóvel.

O mesmo acontece para quem quer utilizar este benefício para a compra de lotes ou terrenos. Embora a ideia de quem compra um lote seja de construir um imóvel, a aquisição de um lote não irá necessariamente ser usado para moradia e mesmo se fosse, não resolveria imediatamente.

Mas temos uma boa notícia! O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço pode ser usado para a construção ou compra de imóveis ”em construção”, confira detalhes abaixo.

FGTS utilizado em imóveis em construção

Em situações nas quais a construtora ou incorporadora ainda está construindo um empreendimento, o FGTS pode ser utilizado. Nesse caso, o valor correspondente ao lote já está incorporado ao valor do imóvel.

FGTS utilizado em construção

Para utilizar o dinheiro depositado no FGTS para a construção de um imóvel, o trabalhador precisa contratar um financiamento específico para isso, porque nesse caso, o dinheiro do fundo de garantia será liberado ao agente financeiro que manterá os recursos sob seu controle, de acordo com o cronograma da obra.

Para esse tipo de utilização do FGTS, o trabalhador já deve ser proprietário do terreno.

Ainda tem dúvidas sobre o tema? Mande uma mensagem para a gente 😉

Você também pode se interessar por:

 

Deni Lamb

MBA em Gestão Comercial e Vendas, graduado em Marketing. Vinte anos de experiência profissional na área de marketing e vendas.