Por que morar em Ipatinga?

Localizada na região metropolitana do Vale do Aço, a cidade de Ipatinga fica a cerca de 200 km da capital mineira e se destaca principalmente pela intensa atividade industrial. Com bairros desenvolvidos e uma população de pouco mais de 260 mil habitantes, quem opta por morar em Ipatinga conta com qualidade de vida e tranquilidade. Descubra a seguir outros fatores que fazem com que esta cidade seja uma ótima opção para viver!

Morar em Ipatinga é ter cultura e lazer

Ipatinga foi escolhida na década de 50 para ser a sede do núcleo industrial da Usiminas. Isto acarretou, por exemplo, um enorme desenvolvimento para a cidade em vários setores, incluindo o setor cultural. Investimentos da Usiminas destinados à comunidade, como o Centro Cultural Usiminas recebem uma série de espetáculos ganhando relevância nacional. A Secretaria de Cultura de Minas Gerais considera Ipatinga o segundo polo cultural do estado, perdendo apenas para a capital.

A cultura mineira também é evidente na região por meio do artesanato e congado das comunidades rurais. Os moradores de Ipatinga também têm acesso a áreas de lazer como o Parque Ipanema, tombado como patrimônio cultural municipal no ano 2000. Playground, quadras poliesportivas e o Parque da Ciência são alguns atrativos deste parque, que abriga também uma extensa área verde.

Desenvolvimento e infraestrutura

A atividade industrial apresenta a maior fonte de renda do município. Ipatinga também é a grande responsável por empregar um grande contingente de trabalhadores das cidades ao redor.

Na área da saúde, a cidade conta com inúmeros estabelecimentos privados e públicos, como pronto-socorro, postos de saúde e hospitais. Como resultado, o Hospital Municipal realiza atendimentos de emergência e possui leitos para internação. A educação também não deixa a desejar: a cidade é contemplada por uma série de escolas públicas e privadas, escolas técnicas e universidades de qualidade.

De acordo com a ONU, Ipatinga apresenta o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região do Vale do Aço, sendo considerada a melhor para viver em 2013.  Da mesma forma, o Índice de Desenvolvimento Urbano da Fundação Getúlio Vargas também considerou a cidade a melhor para viver após os 60 anos.

O município de Ipatinga reúne as condições perfeitas para aqueles que buscam viver longe dos centros urbanos. Se você já quer morar em Ipatinga, aproveite para conhecer nossos empreendimentos!