O que é taxa Selic e como ela afeta o mercado imobiliário?

Taxa Selic, mercado imobiliário e juros compostos. Se para a maioria dos brasileiros, estes conceitos ainda são incompreensíveis, imagine relacioná-los a, por exemplo, na compra de um imóvel?

Segundo estudo do portal Infomoney, “99,4% dos brasileiros não conhecem estes conceitos e mais da metade não compreende sequer uma taxa de juros”. Todavia, com a inflação sob controle e possibilidade de novos cortes, estas informações são primordiais a quem pretende adquirir um lote ou terreno. 

No atual cenário, bancos e construtoras acreditam em novos cortes da taxa Selic, e por isso, preparamos este artigo. Assim você fica sabendo, de maneira fácil, o que ganha com essa queda.

Mas afinal, o que é a taxa Selic

Resumidamente, a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é um índice que baliza todas as taxas bancárias do Brasil. Ela é utilizada nos empréstimos entre bancos e nas aplicações bancárias em títulos público federais. Portanto, dizemos que ela é a taxa básica de juros.

E como é determinada a Selic?

A Selic é estabelecida pelo Copom (Comitê de Política Monetária), em reunião de dois dias seguidos, oito vezes por ano. Normalmente, aumentam a taxa para frear a inflação e a reduzem para impulsionar o consumo.

Em geral, a redução aquece a economia pois faz circular mais dinheiro que antes estava parado nos bancos.

Mas como a taxa Selic impacta o mercado imobiliário?

Como atua direto na variação dos juros, a Selic afeta diretamente o mercado imobiliário. Uma vez que o preço final do imóvel ou lote sofre oscilação pela taxa, sua redução indica, por exemplo, queda nos valores a pagar pelo comprador. Por isso, ela pode influenciar e alterar o valor dos imóveis disponíveis no mercado.

Em outras palavras, os juros do financiamento imobiliário a acompanham. Caso ela suba, o consumidor pagará mais caro. E ao descer, ele tem redução em suas negociações.

Selic menor garante redução nos juros

A taxa Selic em 2019

Depois de anos de retração econômica, o mercado imobiliário tem demonstrado índices satisfatórios de recuperação. Inclusive, o 2º semestre de 2019 está favorável para quem deseja comprar um lote. De acordo com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) isso se deve à confiança do mercado.

Na última reunião do Copom, a taxa Selic alcançou o menor patamar desde 1999 chegando a 6%. Com isso, o momento passar a ser favorável para quem quer comprar ou investir no setor imobiliário.

Vale frisar que a redução da Selic é um indicador e juros e financiamentos com valores mais baixos.

Então aproveite e dê uma olhada em nosso site, e veja todas as opções para comprar o seu lote.

Se quiser mais informações, entre em contato conosco. Para isto, é só clicar em um dos ícones abaixo.

Logo whatsapp
logo facebook
logo linkedin
logo instagram