Morar em Casa Branca: o paraíso ao seu alcance

Casa Branca está localizada há apenas 13 km de Nova Lima, é vizinha do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, e pode ser considerada um verdadeiro paraíso bem pertinho da capital. Ecoturismo, gastronomia e história dividem espaço com os condomínios de quem já descobriu o sonho que é viver nesta região. Se você ainda não conhece, veja o artigo que preparamos contando um pouco mais sobre Casa Branca.

Importância histórica

Casa Branca é cerca de três séculos mais antiga que a sua sede e teve grande importância no século XVII durante as expedições de exploração do ouro. Era ponto de parada das tropas, mas após o término do ciclo do ouro a região ficou em completo abandono. No século XX teve início uma nova fase de crescimento, ligada principalmente à construção de condomínios horizontais.

Segurança e tranquilidade

Apesar da mineração do ferro ter contribuído para o desenvolvimento do local nessa nova fase, Casa Branca é uma região extremamente segura se falamos em atividade mineradora. A zona pode ser considerada livre do risco de crimes ambientais, uma vez que sua própria topografia a favorece.

Além de não ter proximidade com nenhuma barragem de minérios, está em meio a um vale de modo que as montanhas impediriam a chegada de qualquer dejeto no local. Um dos nossos empreendimentos, o condomínio Estância da Cachoeira, fica bem próximo ao centro de Casa Branca, pode inclusive ser considerado um oásis em meio à natureza.

Isto porque se situa em uma área confortavelmente circundada pela reserva do Parque Estadual da Serra do Rola Moça. A zona de proteção ambiental impossibilita a criação de qualquer atividade de mineração nas proximidades.

Riqueza natural

Além do parque estadual da Serra do Rola Moça, existem outras três unidades de conservação na região: a Área de Proteção Ambiental Sul (APA Sul), a Área de Proteção Especial Catarina (APE Catarina) e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Sítio Grimpas – RPPN Sítio Grimpas. Além das matas, seis importantes mananciais fazem parte do parque.

Casa Branca está localizada na Serra do Espinhaço, território de grande importância na biosfera brasileira devido à incrível biodiversidade que abriga.

Turismo em Casa Branca

Por tudo isso que mostramos, o ecoturismo é um forte da região. Se você busca contato direto com a natureza, basta sair um pouquinho de Belo Horizonte para encontrar um leque de opções. Caminhadas ecológicas, cachoeiras, mountain bike, rapel, arvorismo, tirolesa são apenas algumas das alternativas para quem é fã de esportes de aventura.

Se o turismo histórico te atrai mais, também existem opções surpreendentes, porque o local abriga algumas das construções históricas mais antigas do estado! Além disso, traços da cultura afro brasileira como o Congado e Moçambique podem ser explorados no Quilombo do Sapé, comunidade quilombola presente na região.

O turismo gastronômico também não fica de fora, porque a comida mineira pode ser encontrada em suas diversas facetas. Seja em restaurantes mais refinados ou em botecos os turistas podem encontrar o melhor da culinária, além de cervejas artesanais e a famosa cachaça mineira.

Não é por menos que Casa Branca se tornou destino certo para quem quer ter muitas opções de lazer, além de descanso e contato com a natureza. Já imaginou morar em um lugar assim? Parece um sonho, mas agora não precisa mais passar vontade. Conheça o nosso empreendimento na região e se surpreenda!