Luz, a cidade mineira que surgiu de um duelo

A cidade de Luz fica localizada a 181 quilômetros de Belo Horizonte e é vizinha de cidades como Bom Despacho, Bambuí e Dores do Indaiá. Apesar de ter completado 95 anos no ano passado, o município ainda é desconhecido por muitos mineiros. Se você também não conhece muito sobre a cidade, não pode perder esse texto que preparamos contando um pouco mais sobre sua história e suas particularidades.

História e fundação

Podemos dizer que Luz surgiu de um “quase” duelo entre dois importantes fazendeiros da região por volta de 1780. Os latifundiários Camargos e Cocais se envolviam constantemente em desavenças devido à divisão territorial de suas fazendas. Decidiram por fim definir a situação pessoalmente, e como na época haviam inclusive ameaças de morte de ambas as partes, o clima não era o mais favorável.

Diante disto, a esposa de um dos fazendeiros fez uma promessa a Nossa Senhora da Luz, pedindo para que ambos conseguissem chegar a um acordo de forma amigável. Quando se encontraram, Camargos e Cocais definiram passivamente que ali mesmo, no local do encontro, seria o marco que dividiria as duas fazendas. Foi erguida então a capela em homenagem a Nossa Senhora da Luz, que também deu nome à cidade.

Tranquilidade em Luz

Atualmente, a cidade conta com cerca de 18 mil habitantes, conhecidos como luzenses. Os moradores de Luz experimentam uma vida tranquila, ideal para aqueles que gostam de lugares mais pacatos, longe da loucura  e movimentação das grandes cidades. A atividade econômica de mais expressão é a agropecuária, com grande valor adicionado bruto.

A Lotenet tem um empreendimento na região que é o primeiro condomínio fechado da cidade. Levamos a inovação por Minas Gerais em todos os sentidos para fazer sempre o melhor pelos nossos clientes.

Quer conhecer? Acesse o nosso site para saber mais.