Como se organizar para comprar um lote no 2º semestre

Uma dúvida comum de quem pretende adquirir um lote é como se planejar para sua aquisição com a economia instável. Será este o momento certo para se comprar um terreno? E como é possível se organizar para isso? A resposta é mais simples do que parece.

O desejo de construir a partir do planejado costuma ser o principal motivo pelo qual as pessoas decidem comprar um terreno. Mas apenas o sonho pode causar uma frustração ou dor de cabeça se não se colocar no papel os prazos, trâmites e expectativas que transformarão este sonho em realidade.

Quando a economia têm altos e baixos, essa preocupação ainda é maior. Mas temos um boa notícia para você: o tão esperado crescimento imobiliário em 2019 finalmente parece estar consolidado. E quem afirma isso é a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), que divulgou um aumento de 38% na compra de imóveis e terrenos, em relação ao ano anterior.

Já o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) identificou não apenas que o biênio de maus resultados (2017-2018) acabou, como esta é a melhor hora de investir. O crescimento ainda está em seu início, deixando os preços baixos. Mas a exemplo da bolsa de valores – que teve picos nos últimos anos e depois manteve certa instabilidade – o mesmo pode ocorrer com outros segmentos. Então este é o momento exato de adquirir o seu lote.

Mas como nem sempre a iniciativa de compra está alinhada ao planejamento selecionamos alguns passos que irão garantir a realização de uma compra eficiente e que atenda às suas expectativas. Assim você não cairá em nenhuma armadilha ao escolher o seu lote.

 

Identifique sua necessidade e pesquise

Não importa se você pretende construir uma casa, apartamento ou apenas utilizar o lote como investimento. A compra baseada apenas no valor que você pretende gastar pode gerar insatisfação. Faça o contrário.

 

Entender a finalidade da compra é importante porque se relaciona ao Plano Diretor de uma cidade, que determina por exemplo, a altura e quantidade de andares que um imóvel pode ter. Já pensou adquirir um terreno e não tirar o seu projeto do papel mesmo depois do lote comprado?

Analise também o potencial de valorização do lote. A compra ideal se dá quando o ajuste financeiro é realizado entre o desejo e o que se pode pagar por ele. Mas o ponto de partida nunca pode ser apenas o preço. Aliás, desconfie sempre de preços muito baixos, pois costumam estar vinculados a terrenos irregulares ou a golpes.

 

Amplie as possibilidades. Você pode se surpreender!

É óbvio que loteamentos em bairros em ascensão têm preços mais acessíveis que os mais requisitados ou tradicionais. E por isso, talvez seja a hora de você considerar ir além dos locais mais buscados, associando assim, valores menores ou mesmo uma metragem maior de terreno.

Aliás, de acordo com o seu orçamento, amplie o raio de busca e fique aberto a considerar a compra em bairros novos, ainda que para estabelecer comparações ou antecipar um negócio lucrativo.

Porém não esqueça do tópico acima sobre o potencial de valorização do lugar, mas considere antecipar um investimento a médio prazo, principalmente se não houver urgência na utilização do lote.

 

Planeje seu orçamento para garantir a aquisição do seu terreno

De que adianta decidir comprar um lote, analisar o potencial de valorização do terreno se não puder pagar por ele? O importante aqui é mudar a atitude em relação ao uso das suas economias e repensar os hábitos negativos em relação ao dinheiro.

Há dicas simples que podem ser utilizadas para se planejar um orçamento e cada consumidor deve encaixá-las em sua realidade. Aproveitar o momento ideal da compra é essencial, mas para que isso não comprometa sua renda, evite surpresas.

Desde uma planilha com todas as informações dos seus gastos – onde é possível detectar custos mensais que não são importantes – até a utilização de sistema para o controle de finanças.

Nos dias de hoje, é possível se organizar através de softwares e aplicativos, facilitando o corte de gastos supérfluos e ajudando a repensar hábitos que diminuam as despesas.

A partir disto, é possível otimizar seus ganhos.

E não se esqueça de conhecer as condições de financiamento existentes para a aquisição de lotes e terrenos. Entendendo as opções disponíveis no mercado, você consegue decidir entre um financiamento, uma maior parcela de entrada ou ainda dividir em valores que não afetem negativamente o seu orçamento.

 

O momento de comprar o seu lote é agora!

Gostou de saber como se organizar para comprar um lote no 2º semestre? Entendeu as principais atitudes e observações que precisa ter para fazer um grande negócio? Então conheça mais sobre a Lotenet e entre em contato conosco.

Basta clicar em um dos nossos canais aí embaixo, que um de nossos consultores irá te atender e auxiliar na escolha do seu lote.

 

Deni Lamb

MBA em Gestão Comercial e Vendas, graduado em Marketing. Vinte anos de experiência profissional na área de marketing e vendas. Visão comercial focado em resultados com grande experiência nas atividades comerciais e marketing, tais como: desenvolvimento e gestão de canais de vendas, treinamento e formação de equipes comerciais, relacionamento com agências e assessoria de imprensa, desenvolvimento de produtos imobiliários, análise de mercado, planejamento de campanhas, estratégias de marketing integradas, gestão do orçamento de marketing e acompanhamento dos resultados.