Igarapé: conheça os encantos da cidade mineira

Localizada a 35km de Belo Horizonte, Igarapé é uma cidade que integra o circuito Trilha dos Bandeirantes.

Fica em uma região cercada de muito verde, montanhas e águas minerais e tem população de pouco mais de 35 mil habitantes (Censo 2010).

O nome da cidade significa “caminho da canoa”, em tupi-guarani e foi sugerido pela ex-primeira dama do Estado, Odete Valadares.

Dona Odete achou os córregos do município similares aos igarapés amazonenses, por isto a escolha do nome. A cidade possui um índice de desenvolvimento (IDH) de 0,753.  Sobre tudo, maior que a média do Brasil (0,699) e de Minas Gerais (0,731).

Este índice demonstra um comparativo de riqueza, alfabetização e educação além de expectativa de vida e natalidade.

Os primeiros habitantes foram os membros da Bandeira de Fernão Dias e sua economia se modificou ao longo dos anos.

Economia e Turismo

Com área total de 110 km², o município de Igarapé localiza-se na região sudeste da Zona Metalúrgica e Campos das Vertentes. Elevada à cidade em 1963, teve participação no ciclo do ouro e posteriormente a agropecuária.

Nos dias atuais, Igarapé está aliada ao sistema viário de rodovia. Contudo, está ligada aos principais centros industriais do país pela BR 381 – Rodovia Fernão Dias, beneficiando seu desenvolvimento.

A partir disso – e da instalação da fábrica da FIAT na região limítrofe, em Betim – o mercado de trabalho se ampliou na cidade.

Atualmente, a economia e Igarapé se baseia na produção de hortifrutigranjeiros além do comércio e transportes. Assim sendo, a cidade também conta com a exploração de recursos hídricos para venda de água mineral, sendo famosa no mundo inteiro.

O potencial turístico se destaca por causa das belezas naturais do município já que conta com cachoeiras e trilhas ecológicas. Por exemplo, o Conjunto Paisagístico Pedra Grande é dos patrimônios naturais tombados do município, enquanto sua arquitetura se destaca no Estado.

Culinária e Festividades

Igarapé conta ainda com um rica e saborosa culinária local. O Festival Igarapé de Sabor ocorre anualmente em julho e atrai mais de 10 mil visitantes todos os dias.

Com o típico aconchego mineiro, Igarapé tem portanto a segunda maior pontuação do ICMS Cultural da Região Metropolitana. Em outras palavras, a cidade tem ações efetivas para proteção de seu patrimônio cultural.

A cidade conta com uma boa infraestrutura de serviços e lazer com destaque para os hotéis fazenda e os centros de espiritualidade holística. Estes destinos turísticos estão ligados à saúde espiritual e ao bem estar e valem a pena conhecê-los.

Que tal escolher seu lote em Igarapé?

Com todo o charme do interior de Minas Gerais, Igarapé é uma excelente opção para escolher o seu lote. Aliada ao desenvolvimento e bem-estar, é a oportunidade que todos esperam para construir, seja para negócios ou para morar com a família.

Para saber mais as opções que a Lotenet oferece, clique aqui e acesse o Portal do Igarapé. Só nele você tem as melhores opções de lote.

Para mais informações, acesse nossos canais de comunicação, clicando em um dos ícones abaixo.

Logo whatsapp

logo facebooklogo linkedinlogo instagram

Deni Lamb

MBA em Gestão Comercial e Vendas, graduado em Marketing. Vinte anos de experiência profissional na área de marketing e vendas. Visão comercial focado em resultados com grande experiência nas atividades comerciais e marketing, tais como: desenvolvimento e gestão de canais de vendas, treinamento e formação de equipes comerciais, relacionamento com agências e assessoria de imprensa, desenvolvimento de produtos imobiliários, análise de mercado, planejamento de campanhas, estratégias de marketing integradas, gestão do orçamento de marketing e acompanhamento dos resultados.