Financiamento de terreno: como fazer para conseguir?

O financiamento de terreno pode ser uma dor de cabeça para quem toma a decisão de compra de lote. A parte burocrática ainda deixa muitas pessoas com dúvidas sobre os critérios necessários. Também é comum a pergunta: o financiamento de terreno é igual ao financiamento de imóvel?

Pensando neste momento, resolvemos esclarecer algumas das suas dúvidas. Acompanhe o artigo a seguir e fique por dentro de tudo o que envolve este tipo de financiamento.

Financiamento de terreno e de imóveis é a mesma coisa?

Muitas pessoas optam por comprar um terreno no lugar de comprar o imóvel pronto. Esta decisão é muito particular, e depende dos interesses de cada um. No entanto, é preciso ter em mente alguns pontos muito importantes. O primeiro deles, é que no caso de compra de terreno o FGTS não pode ser utilizado. Isto porque o FGTS busca suprir a necessidade de moradia, mas ao comprar um lote, quem garante que ele será utilizado para esta finalidade?

Outro ponto é que, apesar do limite de parcelas do financiamento variar de acordo com a instituição, o valor dos juros tende a ser mais alto quando falamos na compra de terrenos. O limite de crédito fornecido depende do valor da área, mas costuma girar em torno de 70% deste valor.

Vale lembrar também que a instituição financeira pode utilizar de recursos próprios para ceder os financiamentos. Neste caso, os juros cobrados mensalmente tendem a ser ainda mais elevados. Planeje-se e tenha tudo isto em conta antes de começar a pensar no financiamento.

Qualquer um pode financiar um terreno?

Não! O credor analisa certos requisitos antes de disponibilizar o crédito. Esta medida é tomada pela instituição para garantir melhor segurança e se resguardar. Estes critérios variam para cada instituição, mas algumas das exigências mais comuns são:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Enviar um comprovante de renda familiar para saber qual o limite de crédito a ser disponibilizado
  • Ser brasileiro ou possuir cidadania brasileira
  • Ter o nome limpo
  • Ao final dos anos do financiamento, sua idade não pode exceder 80 anos e meio

No caso da Caixa, uma das maiores instituições que realiza este serviço, o imóvel pode ser tomado em caso de inadimplência.

Como me organizar para começar o financiamento?

Deve-se analisar minuciosamente todas as condições que envolvem um financiamento. O primeiro passo, é verificar sua condição financeira e ver se é preciso fazer um empréstimo. Neste caso, cabe avaliar qual credor tem a melhor taxa e presta melhor assistência durante todo o processo.

Depois, você irá entregar a documentação exigida e esperar pela verificação. Aprovado o financiamento pelo banco, é só escolher o terreno e começar o processo de registro no cartório. O dinheiro é depositado na sua conta e você já começa a pagar as parcelas.

A instituição financeira faz uma análise rigorosa dos seus dados, mas o crédito não costuma demorar muito a ser concedido. Agora que você já sabe tudo sobre financiamento, que tal começar a se planejar financeiramente?