Construtora e incorporadora de imóveis: entenda as diferenças

A diferença entre construtora e incorporadora não é tão óbvia para muitas pessoas. Ambas as empresas têm extrema importância no processo de construção de um edifício, mas desempenham papeis diferentes. Em linhas gerais, a construtora é a responsável pela obra propriamente dita e a incorporadora é responsável por articular o negócio imobiliário.

A confusão é plausível, porque hoje em dia muitas das empresas que conhecemos como construtoras são, na verdade, incorporadoras. Pode acontecer também da mesma empresa ser construtora e assumir algumas funções de uma incorporadora.

Quer saber um pouco mais sobre as obrigações e atividades de cada uma para não fazer mais confusão? Então não perca este texto que preparamos para você!

O que faz uma construtora de imóveis?

A construtora é a responsável por todas as etapas da construção civil, ou seja, a parte física. Fazer o projeto, contratar os operários, analisar o material utilizado na obra, cuidar da parte tecnológica, se encarregar de que os prazos serão cumpridos e estar a par da integridade física do empreendimento são algumas de suas atribuições. Isto significa que em caso de problemas como rachaduras, infiltrações, vazamentos, por exemplo, quem deve se responsabilizar é a construtora.

A empresa também deve zelar pelos seus funcionários, garantindo o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs). Seus lucros costumam ser menores do que o das incorporadoras, porque o trabalho realizado é considerado de menor risco. Além disso, não tem muita diferença de uma empresa do ramo para outra. A construtora não é responsável pelas vendas do produto, criação do seu conceito, financiamento ou planejamento imobiliário.

E a incorporadora?

Incorporação é o ato de formalizar o registro em cartório do empreendimento de acordo com suas especificações (se é residencial, misto, comercial ou condomínio). Existem áreas específicas em uma cidade onde cada estabelecimento pode ser construído. Ao fazer isto, fica formalizado no cartório quantas unidades serão e as principais características do empreendimento. Esta parte é fundamental, porque se não há registro, os imóveis não podem ser comercializados.

A incorporadora também é a responsável por contratar a construtora e comercializar as unidades, podendo transferir esta última tarefa para outras empresas. É ela quem identifica oportunidades, adquire o terreno e analisa se o projeto é viável. Uma incorporadora precisa trabalhar diretamente com financiadores, construtoras, arquitetos e engenheiros, agências de publicidade e consultorias. Seus lucros são maiores, pois o papel desempenhado por ela possui maior risco.

Ainda que existam tais funções específicas para cada uma, pode acontecer de a empresa desempenhar mais de um papel. Existem construtoras que também são incorporadoras, encarregando-se até do financiamento!

Sabemos que todo o processo que envolve a compra de lotes e terrenos pode ser muito complexo, por isto queremos te ajudar. Se você ainda tem dúvidas em relação às construtoras de imóveis, leia este texto que fizemos para tentar responder às suas perguntas!