Construir ou comprar casa pronta, o que é melhor?

Você sabia ter uma casa própria é o sonho de mais de 19 milhões de brasileiros? Os dados do Data Popular mostram que ter uma moradia ainda é um grande desafio em nosso país. No entanto, se você está na iminência de realizar este sonho, é comum se perguntar qual a melhor alternativa: construir ou comprar?

A escolha entre comprar um terreno para construir ou comprar a casa própria já pronta é bastante pessoal. Pode depender do seu objetivo, suas condições ou até mesmo do tempo que você dispõe. Para ajudá-lo nessa decisão, resolvemos mostrar os prós e contras em cada caso. Acompanhe o artigo a seguir e saiba mais!

Tempo é dinheiro

Quando começamos um planejamento dessa magnitude, a primeira coisa que vem à cabeça é o dinheiro. É preciso planejar-se com antecedência, e começar a economizar nas pequenas coisas para alcançar o seu objetivo. Feito isso, é hora de colocar no papel para saber qual dos investimentos está mais adequado às suas condições.

Os bancos por excelência fazem mais financiamentos para casas já prontas, por isto, há mais opções neste caso. Ainda que seja mais comum, é preciso pesquisar com cautela as taxas de juros de cada um. Existe financiamento também para quem opta por comprar um terreno, mas as condições são diferentes. O proprietário precisa dispor da verba em mãos para arcar com os custos da obra. Além disso, só é possível dar entrada no financiamento com o terreno já regularizado e o projeto da obra pronto.

Se você possui este capital inicial, é hora de calcular e colocar na balança. Geralmente, adquirir o terreno pode sair até 50% mais barato do que comprar uma casa pronta, além de possuir inúmeras outras vantagens. Mas há também a questão do tempo, que é um fator determinante. Se você tem tempo para planejar e esperar até que a obra esteja pronta, ou se tem urgência em se mudar. No segundo caso, cabe analisar no mercado imobiliário qual opção está mais de acordo com suas condições.

Personalização

Ao adquirir um lote, você pode construir a casa exatamente como sonhou! É possível pensar em cada detalhe, desde o tamanho e quantidade dos cômodos até a largura das portas além claro, da localização. Há também a vantagem de poder economizar na construção, porque é você quem vai estar a par da obra.

Construindo do seu jeito, a longo prazo não serão necessárias reformas, o que também é uma economia. A falta de experiência, no entanto, pode acabar prolongando o prazo e aumentando os gastos. Há a opção de contratar uma construtora de imóveis, mas é bom se informar bem primeiro para não cair em golpes.

A casa pronta pode precisar de reformas para se adequar às necessidades da família. Pode também contar com problemas que você não consegue detectar à primeira vista, mas descobre ao se mudar para o local, como vazamentos e problemas nas instalações, por exemplo. Ao mesmo tempo que estas reformas são menores e os gastos também, se forem persistentes, acabam pesando no orçamento. Sempre há também o risco do resultado não ser exatamente o esperado.

Mão de obra qualificada

Um dos grandes desafios de quem busca construir, é conseguir mão de obra qualificada. Isso é de extrema importância e pode prejudicar toda a obra. Além das pessoas que irão de fato levantar a casa, o papel do engenheiro ou arquiteto encarregado do projeto é essencial. Todas as etapas, desde a escolha do terreno até a documentação final devem ser acompanhadas por pessoas de confiança.

Peça referências, busque por trabalhos anteriores, investigue a satisfação de antigos clientes. Todo o cuidado é pouco quando se trata de um processo tão cheio de detalhes. Um mínimo descuido pode colocar por terra todo o seu empenho e investimento.

Agora que você já possui estas informações, esperamos que a sua escolha seja mais fácil. Analise, calcule, projete e veja o que mais se enquadra nos seus planos.

Se você gostou do conteúdo, escreva para a gente contando o que gostaria de ver aqui no blog!