Construção de uma casa: veja os passos fundamentais para o sucesso da sua obra

A construção de uma casa é uma tarefa que envolve pontos importantes. Desde o planejamento, definição do terreno, compra de materiais  e levantamento da obra, são muitas as observações a serem feitas a fim de que tudo saia como o desejado.

Por falar em planejamento, ele continua sendo o maior responsável para garantir o cumprimento de prazos e a satisfação final. Contudo, não é a única coisa importante para a construção. Após a aquisição do seu lote, chegou a hora de construir.

Neste artigo, preparamos dicas essenciais para te ajudar neste processo. Pensar cuidadosamente em cada um destes passos é garantir tranquilidade e evitar penalidades.

1 – A construção de uma casa começa sempre pelo projeto

Iniciar uma obra é iniciar um projeto. Ainda que muitas pessoas não recorram a um arquiteto, até mesmo pensar como vai ficar a casa pronta requer um projeto. Na prática, este é o momento em que se pensa na planta da construção, nos objetivos da obra e no desenvolvimento. A dica é sempre ter um profissional qualificado para, por exemplo, executar o que foi imaginado. Um planejamento bem realizado é composto por 3 etapas:

  • Estudo da viabilidade da obra (onde se irá verificar a possibilidade de rendimento ou investimento com a construção)
  • Orçamento (para entender qual o valor final da obra)
  • Cronograma físico-financeiro (nesta etapa se concilia o que precisa gastar com o tempo de execução)

2 – Infraestrutura após o planejamento

A infraestrutura da construção abrange desde a fundação até a adequação do terreno ao que se pretende construir. Em outras palavras, é a base que irá colocar a obra de pé. Consequentemente, são avaliadas não apenas a fundação como se o terreno é apropriado, rígido e resistente.

As fundações são divididas entre superficiais e profundas, sendo as primeiras com menos de 3 metros de profundidade. 

As fundações superficiais podem ser de:

  • Sapata (Caracterizadas pelo concreto armado, são recomendadas para solos resistentes)
  • Bloco de fundação (Caracterizados, por exemplo, pelo uso exclusivo de concreto, não utilizam de armadura)
  • Radier (Se assemelha a uma placa de concreto que abrange toda a edificação)
  • Viga de fundação (São comuns a vários pilares cujos centros estejam alinhados em planta)

Já as fundações profundas se subdividem em:

  • Estacas (elementos feitos de madeira, aço, concreto pré moldado que são perfuradas no solo)
  • Tubulões (De formato cilíndrico, podem ser executados com ou sem revestimento)
  • Caixões (Possuem forma de prisma e são instalados por escavação interna)
  • São elementos de fundação profunda de forma prismática, concretado na superfície e instalado por escavação interna. Da mesma forma, podem ter ou não base alargada e serem executados com ou sem ar comprimido.

3 – Telhados, forros e coberturas

Após o levantamento das fundições e paredes, é chegado a hora de pensar na cobertura da sua obra. Há vários materiais disponíveis no mercado, sendo os mais comuns de cerâmica, concreto e metálicos. Na construção das telhas, há ainda a parte estrutural (laje) e a cobertura propriamente dita (telhas).

4 – Instalações elétricas e hidrossanitárias

É a parte responsável pela passagem de fios, cabos e demais condutores elétricos. Nesta etapa, é importante a preocupação com a segurança, visto o risco de fatalidades ou choques. Importante ressaltar que os interruptores só devem ser instalados quando a parte da passagem estiver finalizada.

Em relação às instalações hidrossanitárias, a preocupação deve ser a mesma da parte elétrica. É a partir dele que a água será distribuída pela casa. Mais importante, existem dois tipos de distribuição. Quando a água é armazenada em caixa d’água, ela é indireta. Quando vem da rede pública, é direta. Verifique a importância de ambas.

5 – Acabamentos e pintura na construção de uma casa

Faz parte dos processos finais da construção, e é quando se escolhe o piso (cerâmica, ardósia, etc) para cada canto da casa. Posteriormente, é a hora de deixar tudo bonito! As pinturas das paredes, a colocação de texturas, aplicação de massas e seladores vêm nesta etapa.

É claro que todas as dicas acima podem ser adaptadas de acordo com a realidade do seu planejamento. Portanto, elas são essenciais para o sucesso de uma construção.

Além disso, se você deseja saber mais sobre nossos lotes para tirar do papel o sonho de construir, clique aqui em baixo. Um consultor irá te mostrar as melhores opções de lote, de maneira simples e fácil.

Logo whatsapp
logo facebook
logo linkedin
logo instagram