Consórcio para construção: como funciona e quais as vantagens

Consórcio para construção são tão comuns quanto outros tipos de consórcio. Contudo, muitos ainda pensam que eles contemplam apenas casas e apartamentos prontos, novos ou usados. Primeiramente, é importante saber que um consorciado pode construir sua casa desde a fundação. E com esta possibilidade, é possível aproveitar vantagens que existem em relação à imóveis prontos mas atingir seu objetivo de modo personalizado.

Se você deseja saber tudo sobre esta forma de financiamento, preparamos este artigo para você. Saiba o que é esta modalidade de consórcio, como funciona, suas vantagens e como adquiri-lo.

Consórcio para construção é indicado para vários perfis de consumidores

Quem vai adquirir um terreno e quer construir uma casa do zero (para morar ou como investimento) tem nesta modalidade uma chance excelente. Isto porque o consórcio é uma forma de fugir de juros altos dos financiamentos. Além disso, a decisão do consórcio também contempla os materiais de construção.

Primeiramente, é necessário saber qual o valor de toda a construção, a fim de simular o consórcio. Desta forma ele fica cientes das possíveis cartas de crédito disponíveis, o valor e suas parcelas. Em outras palavras, a partir disso, é possível definir o valor das mensalidades, entregar a documentação para a administradora e realizar o contrato.

Após a assinatura do documento, o consorciado passa a ter uma cota numerada, e toma conhecimento do número do grupo de cotistas e do acesso online. Assim ele pode saber as informações do seu produto e sobre as assembleias.

E como acontece a contemplação do consórcio para construção?

Por sorteio ou lance. Estas são as duas formas do cotista ser contemplado. Em detalhes, funciona da seguinte forma:

  • Sorteio: realizado em assembleia e contemplando, no mínimo, um número de cota.
  • Lance: É escolhido o cotista que der o maior lance. Importante explicar que, em um consórcio com esta modalidade, o FGTS pode ser utilizado para lances.

Caso o consorciado não seja contemplado de uma destas maneiras, ele consegue a carta de crédito ao quitar as mensalidades. Se optar por antecipar a contemplação, é obrigatório que comprove renda e capacidade de manter pagamentos posteriores.

Consórcio para construção tem vantagens atrativas para consumidores

Sempre depende das regras da administradora contratada. Por isso, caso a pessoa já possua um imóvel e pretenda reformá-lo, verifique essa disponibilidade.

Entre as principais vantagens de contratar um consórcio para construção estão:

  • A possibilidade de personalizar o imóvel, alinhando sua decisão às suas necessidades e gostos.
  • A redução de custo se comparado a um imóvel concluído ou vendido na planta é muito maior. Sem contar que com a possibilidade de quitar todas as etapas do projeto, o poder de negociação é maior.
  • O FGTS pode ser usado para dar lances em um consórcio para construção. Inclusive, se desejar saber mais sobre o uso dele para construção, leia nosso outro artigo.

O que é preciso verificar para contratar um bom consórcio para construção?

Além de conhecer as credenciais da empresa, observe sempre alguns pontos importantes:

  • Se a empresa é autorizada a operar pelo Banco Central.
  • Se é filiada à Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).
  • quais são os valores disponíveis das cartas de consórcio.
  • o número máximo e o mínimo de parcelas.
  • quais as regras para entrada e continuidade dos grupos consorciados.
  • as regras de contemplação e como é permitido utilizar a carta.

E após escolher o seu consórcio favorita, venha conferir as opções que a Lotenet preparou para você. Se quiser mais informações, clique em um dos ícones logo abaixo e entre em contato conosco. Temos as melhores opções de lote.

Consórcio para construção - Entre em contato conosco Whatsapp
logo facebook
logo linkedin
logo instagram