Como vender terrenos: o guia definitivo

Você está acostumado à venda de imóveis, mas começou a vender terrenos e está tendo problemas? Calma, temos a solução para auxiliá-lo nesta empreitada! Isso é algo muito recorrente, porque a venda de terrenos difere, e muito, da venda de edificações já finalizadas.

Ao mesmo tempo que se trata de um produto mais específico, ele abarca um público muito mais amplo e distinto. Pensando nisso preparamos este artigo para que você não entre em apuros. Confira a seguir nossas pistas!

Prepare-se bem para vender terrenos

É muito comum corretores experientes terem problemas na hora de vender um lote por puro despreparo. A lógica deste tipo de venda difere da utilizada para a venda de uma residência, por exemplo. O corretor deve pesquisar antes a metragem total do terreno, saber como são os serviços básicos na região (água, luz, saneamento), se é uma zona segura e os tipos de comércio próximos.

Saber tudo sobre o mercado de loteamentos é um grande diferencial. Ao estudar estas especificidades, o corretor sai na frente e demonstra que conhece bem o produto com o qual trabalha. Isso passa confiança e credibilidade para os clientes.

Esteja disponível

Apesar de ser um investimento que requer certo amadurecimento, a decisão por comprar um lote pode vir a qualquer hora. Esteja disponível para os seus clientes, seja por telefone, e-mail, Whatsapp ou qualquer outro meio. Uma compra que parece já dada por certa pode ser perdida se o cliente não receber a atenção desejada para tirar alguma dúvida, por exemplo. A postura do vendedor interfere muito na decisão final de compra.

Informe-se sobre a região

O grande atrativo na compra de um lote reside muitas vezes na possibilidade de valorização futura. É primordial que o corretor se informe ao máximo sobre a região onde tem o terreno para venda. Procure saber se há empreendimentos em andamento, quais são as obras futuras e em que elas influenciarão na atividade da região.

Procurar também um histórico do setor é interessante para mostrar ao comprador o quanto o local evoluiu. Além disto, ele poderá ter uma ideia do potencial de valorização em alguns anos.

Conheça a documentação

Existem muitas dúvidas na parte burocrática durante a aquisição de um terreno. Documentos como informações básicas, habite-se, alvará de construção, deixam os compradores cheios de incertezas e inseguranças. Informe-se sobre a necessidade de cada um, documentos necessários para retirá-los e importância.

Ainda que você não saiba a informação na hora, mostre-se solícito e envie depois informações e artigos para o freguês. Isto irá reforçar a confiança e o compromisso na relação de vocês.

Entenda a legislação

Entender sobre a legislação local auxilia o consumidor a saber se o lote serve para o objetivo ao qual será destinado. Algumas legislações ambientais impedem determinados tipos de construções. O corretor, ao compreender a legislação, fornece todo a informação que o consumidor necessita para não ter problemas futuros.

Apresente possíveis projetos

Um lote por si só é um espaço vago. Se o corretor puder ter uma parceria com arquitetos que utilizam softwares 3D, para mostrar ao cliente as possibilidades de construção no espaço, ele também sai na frente. Quando o comprador consegue visualizar o potencial do seu lote, as chances de ele fechar negócio são muito maiores.

Divulgue bastante o terreno para venda

O famoso ditado “quem não é visto não é lembrado” cabe muito bem quando falamos na venda de lotes. Um terreno pode servir para inúmeros propósitos: construção de estabelecimentos, casas para aluguel, prédios e obviamente moradias próprias. Isto dificulta um pouco a divulgação em termos de marketing, visto que é mais difícil falar para um público específico.

Sendo assim, o corretor precisa divulgar ao máximo o terreno que possui para venda, só assim ele vai ter o alcance necessário. Ter fotos boas e uma boa descrição do espaço e da região são fatores essenciais.

Vender terrenos pode ser algo muito complexo à primeira vista, mas com a prática fica mais fácil para o corretor incorporar certas atitudes de modo que elas fiquem cada vez mais naturais. É importante não perder o foco e buscar sempre ter um diferencial frente aos concorrentes. Os resultados de uma boa preparação são muito satisfatórios e podem render ótimos frutos.

E aí, gostou das dicas? Agora que você está buscando saber mais, veja também quais são as principais etapas de um loteamento.