Áreas de lazer: tudo o que você precisa saber sobre regras de uso

Quem compra um lote em um condomínio fechado com certeza irá usufruir  melhor qualidade de vida com a família. Isso porque, além de proporcionar mais segurança, os condomínios possuem áreas de lazer como piscina, quadras de esportes, churrasqueiras, salão de festas. Os moradores podem ter tudo o que sempre sonharam sem precisar sair da própria casa!

As áreas de lazer contribuem também para melhorias na saúde dos condôminos, uma vez que o contato com áreas verdes e atividades diversas os mantém longe da poluição dos grandes centros. Para os adultos e idosos o merecido descanso, para as crianças, a oportunidade de crescer de maneira saudável e desenvolver-se melhor.

Sabemos no entanto que para a comodidade, tranquilidade e segurança de todos devem existir algumas regras de funcionamento para os espaços comuns. Cada condomínio deve contar com um Regulamento Interno, onde são descritas todas estas regras, e cabe aos moradores se informar a respeito. Separamos a seguir algumas normas mais comuns para você tirar suas dúvidas!

Usar a piscina

Principalmente em épocas de verão, é comum começarem as polêmicas que dizem respeito ao uso da piscina. Acontece que algumas piscinas simplesmente não suportam a quantidade de pessoas que há no condomínio ao mesmo tempo. Sendo assim, restringem dentro do próprio espaço o número de pessoas que podem entrar. Este também pode ser um fator decisivo para a não permitir convidados.

Em alguns casos há também outras normas específicas que devem ser cumpridas, como a presença de um guardião para as piscinas e uma placa indicando sua profundidade, por exemplo. Medidas como a proibição de inadimplentes a usar o espaço não são recomendadas, visto que podem aumentar a inadimplência além de causar condenação por danos morais.

Reservar o salão de festas

Aqui também os moradores devem se atentar a algumas normas referentes à reserva, limpeza e horário de silêncio. As regras também devem estar presentes no regulamento interno e a fiscalização deverá ficar a cargo do síndico. Da mesma forma que acontece na piscina, cada condomínio estabelece as próprias regras de acordo com as necessidades dos moradores, mas existem algumas em comum.

É preciso primeiramente ter uma agenda para evitar desavenças. A agenda pode ficar de posse do síndico e ser consultada por todos os moradores, para que não sejam feitas reservas na mesma data. Logo quando é feita a reserva, é preciso informar o número de convidados.

O limite sonoro (das 22 às 6h) deve ser respeitado. Isso não significa que a música precisa acabar às 22h! O som pode existir, desde que respeite os limites toleráveis. Quanto à limpeza, o prédio pode prever uma taxa adicional (além do condomínio) para limpar o salão. Caso não funcione assim, fica a cargo de quem reservou.

Levar acompanhantes para as áreas de lazer

Antes de levar convidados para utilizar as áreas de lazer, é preciso ler o regulamento ou consultar o síndico. Isto porque a maioria dos condomínios não permite o uso das áreas comuns por visitantes. A lógica para tal regra é a seguinte: se cada morador, de cada apartamento, de cada bloco e de cada prédio resolve levar um acompanhante, a tranquilidade e conforto dos moradores fica prejudicada.

Claro que isso pode variar de um lugar para outro, mas de qualquer forma é sempre bom consultar antes para evitar se indispor ou pagar multas.

O custo na taxa de condomínio acaba virando um investimento porque no final das contas você está economizando. Provavelmente o que você pagaria fora do condomínio para ter acesso a uma academia, salão de festa ou a um clube seria muito mais caro do que a taxa do condomínio. Além disso, você poderá usufruir daquelas áreas comuns e aproveitar para criar mais afinidade com seus vizinhos. Isso incentiva a prática de atividades e esportes em conjunto, principalmente para as crianças.

Ter áreas de lazer é algo importante a se avaliar na hora da compra de um lote. Diante de tantas vantagens, dá até para pensar no assunto não é? A Lotenet possui diversas opções de lote em condomínios para satisfazer a toda a família!

 

 

 

Deni Lamb

MBA em Gestão Comercial e Vendas, graduado em Marketing. Vinte anos de experiência profissional na área de marketing e vendas.