5 reparos em casa que você pode fazer sozinho

Você certamente já gastou mais do que precisava para fazer pequenos reparos em casa, certo? Muitas vezes um chuveiro quebrado, uma torneira estragada, podem significar um gasto que não estava no previsto, desequilibrando o orçamento. Sabemos que é preciso ser um especialista para resolver a maioria destas coisas. Por outro lado, se forem tomados os devidos cuidados, você consegue se virar sozinho em alguns casos mais simples.

Resolver as próprias pendências, para além da economia de dinheiro, ajuda a trazer concentração, responsabilidade e empenho. Certamente, é preciso agir com a maior cautela possível, porque mesmo um prego a ser fixado pode causar pequenos acidentes. Antes de pensar em fazer qualquer reparo, analise se de fato é algo simples.

Certifique-se também de fazer as coisas com tempo: calma e paciência são primordiais para este tipo de tarefa. Outro ponto, é ter os materiais necessários em casa e utilizar sempre a ferramenta correta. Não tente fazer adaptações, ou criar novas ferramentas. Além de não resolver o problema, você pode se envolver em acidentes. É importante ressaltar também que o cuidado deve ser redobrado quando se trata de energia elétrica. Se você não está seguro, ou não tem tanta certeza do procedimento, procure um profissional.

Após ter em mente todas estas coisas, veja algumas dicas de pequenos reparos em casa que você pode tentar fazer sem ajuda!

1. Troca de chuveiro elétrico

Mais clássico e comum de todos, a troca de chuveiro ainda intimida muitas pessoas. O primeiro e mais importante passo de todos é desligar a chave de energia e fechar o registro da água. Depois, você precisará desconectar os fios e desenroscar o chuveiro da parede. Coloque uma fita veda rosca na ponta do cano novo e substitua no lugar do antigo. Tenha o cuidado de ligar os fios colocando fita isolante nas emendas.

É essencial que você conheça toda a sua casa primeiro antes de se aventurar. Assegure-se de que a chave de energia está realmente desligada (verifique se há mais de uma) antes de começar o processo.

2. Desentupimento de ralos

À primeira vista desentupir ralos parece algo simples, mas dependendo do ponto em que se encontra, pode ser algo um pouco mais trabalhoso. Existe a ferramenta que você pode pressionar no ralo para que o que o está obstruindo suba e deixe sua pia livre. Se não funcionar desta forma, alguns produtos no mercado podem ser jogados no ralo e realizam a ação de desentupir. Neste caso tenha muita atenção utilizando sempre luvas e máscara para sua segurança! Alguns produtos são tóxicos podendo causar reações adversas.

Se ainda assim não funcionar a outra maneira é, utilizando a ferramenta adequada, desenroscar o copo do sifão embaixo da pia. Limpe copo e encanamento com uma escova de dentes velha ou qualquer outra no tamanho adequado e recoloque no lugar.

3. Tapar buracos na parede

Se você se mudou para uma casa nova ou está devolvendo uma casa, pode ser necessário tapar os buracos deixados nas paredes. Você pode fazer isso aplicando massa corrida. Com uma espátula adequada, coloque a massa justamente em cima dos buracos, deixe secar por cerca de 3 horas e passe uma lixa por cima para igualar a parede. É importante que a lixa seja fina, para que não seja criada uma irregularidade muito grande onde antes existia um buraco.

4. Instalação de máquina de lavar

Este procedimento também é muito comum e muito simples, mas pode gerar dúvidas. Se na área de serviço você não tem torneira específica para a máquina, enrosque na torneira do tanque e passe uma fita. Se não é o caso, basta passar a fita de vedação na torneira e rosquear a mangueira da máquina de lavar nela. Na borda, encaixe a mangueira responsável por escoar a água suja.

5. Pintura de ambientes

Primeiramente, você deverá se atentar para a tinta necessária de acordo com a área da casa em que quer trabalhar. Se é interna, externa ou tem umidade, por exemplo. Depois, é importante proteger pisos e o teto com jornal e fita crepe. Faça isso com bastante calma para evitar uma bagunça desnecessária.

O próximo passo, é lixar toda a parede, buscando retirar qualquer desnível que possa existir. Limpe com um pano úmido para evitar que pequenos grãos fiquem depositados na parede. Depois, aplique uma camada de tinta da maneira mais uniforme possível e espere secar por cerca de 4 horas até aplicar a próxima.

Agora que você já sabe como fazer pequenos reparos em casa, conte para nós sua experiência!