Chegou a hora de construir! Os 5 passos fundamentais para iniciar a construção

Você já fez a aquisição do seu lote e vai começar a construir. Este é o momento exato para se entender todo o processo de construção de um casa, de modo a unir economia e praticidade.

É sempre importante ter em mente que uma construção civil exige um conhecimento mínimo do proprietário. Só assim, é possível acompanhar cada etapa sem ficar perdido em meio a todos os processos.

Neste artigo, você saberá mais detalhes de como fazer com sua construção se encaixe aos seus interesses e necessidades, utilizando de planejamento, boa gestão de custos, recursos, mão de obra e detalhes burocráticos.

Vamos lá.

 

Planejamento adequado

Nenhum projeto ou obra irá acontecer se o planejamento não for realizado de maneira correta.

E quando falamos de planejamento, ele envolve todas as outras dicas que encontraremos abaixo.

Para realizar o projeto, é necessário pensar na construção com forma e função, e por isso é tão importante a escolha do engenheiro ou arquiteto que irão desenhá-lo.

O planejamento inicial é o momento de aliar a estética à funcionalidade. Por isso, pense em cada canto da obra para que haja boa circulação, otimização dos espaços e conforto térmico. Já pensou uma sala ideal para assistir filmes que tenha excesso de luz solar? Ou ainda uma casa que seja difícil para limpar ou circular por ela?

Então esta é a hora de se pensar nos detalhes do imóvel, cobertura, fachadas, portas, janelas e tudo mais. Após a conclusão do projeto, o profissional emitirá um documento perante o CAU ou CREA e se tornará responsável pela direção da obra.

Após isso, o profissional anexará os documentos necessários do proprietário e do imóvel, já com as taxas. Após isso, irá protocolar toda a documentação. Após a emissão do alvará, você já pode iniciar sua obra.

Ainda sobre o planejamento, não se esqueça de analisar e anotar informações importantes como tempo necessário para obtenção das licenças dos órgão públicos, verificação sobre energia elétrica e infraestrutura de água e esgoto, espaço para guardar materiais e local para descarte dos resíduos. Não esqueça da organização do fluxo de caixa para manter o saldo em dia.

 

Documentação do seu lote ou terreno

Enfim, chegou a hora de conhecer os documentos necessários para dar continuidade à construção. Além disso, é a partir deles que você se manterá legalizado perante os órgãos públicos. Alguns são emitidos antes do início das obras, outros durante, e até mesmo após sua conclusão. Vamos a eles:

1 – Matrícula do imóvel

Obtida no cartório de imóveis da sua cidade, é o que garante que o terreno em que vai construir está regularizado.

2 – Alvará de construção

Emitido pela prefeitura da cidade, o alvará é fornecido após a entrega do projeto e aprovação do terreno e tamanho da construção.

3 – Anotação de Responsabilidade técnica

O ART é o documento que comprova a ligação entre o engenheiro ou arquiteto e a obra que será realizada por ele. Por isso, é importante o dono da casa conferir se foi entregue junto ao projeto.

4 – Habite-se

É o certificado de conclusão da obra, recebido após uma avaliação da prefeitura quanto ao cumprimento das regras locais. Mais informações sobre o Habite-se, leia este especial da Lotenet sobre o documento.

5 – Registro de imóvel

Com a planta do imóvel e o habite-se em mãos, o proprietário irá até o cartório de registro de imóveis para registrar que uma casa foi construída naquele terreno.

6 – Cadastro do imóvel na prefeitura

Por fim, você irá até a prefeitura para cadastrar um número para sua casa. Entretanto, em alguns lugares ele precisa ser feito antes do registro em cartório. Consulte a informação em sua cidade.

 

Material e alicerce

Pesquise e faça cotações nas lojas de material de construção. É comum que se compre todo o material em uma única loja quando ela oferece condições especiais e preços mais atrativos. Porém, no caso de fazer a obra por etapas, consulte sempre mais de um estabelecimento.

O adequado é a compra conforme ao avanço da obra, verificando sempre empresas de qualidade e produtos que não prejudiquem o planejamento de sua construção.

Siga sempre as instruções recomendadas pelo engenheiro ou arquiteto, a fim de não ter surpresas ruins em nenhum momento.

 

Mão de obra qualificada

Se você tem um bom projeto em mãos, e adquiriu ótimos insumos e produtos, a etapa da mão de obra precisa acompanhar esta qualidade.

Pesquise sobre todos os envolvidos em sua construção, desde obras já executadas até as referências de serviços anteriores.

Lembre-se que a contratação de mestres de obras, pedreiros, pintores e serventes está diretamente ligada ao que foi planejado. Uma economia sem motivo nesta etapa, poderá prejudicar toda a execução.

 

Acompanhamento

Você contratou uma equipe capacitada, estabeleceu prazos e metas de execução e agora pode descansar? Ainda não.

A supervisão por parte do dono da futura obra é a garantia de que o resultado final ficará do jeito que você pensou.

Faça visitas frequentes para que os profissionais envolvidos na construção percebam o seu comprometimento.

Uma dica importante é registrar o passo a passo da construção por meio de fotos, quando não puder estar sempre presente.

Assim é possível verificar não apenas o desempenho dos trabalhadores como entender se estão respeitando o cronograma inicial.

E agora que você já sabe como começar a construir, que tal dar uma olhada em todos os lotes que a Lotenet reservou para você?

Para mais informações, entre em contato conosco através dos nossos canais. Basta clicar nos ícones abaixo.

Logo whatsapp

logo facebook logo linkedin logo instagram