5 dicas para evitar golpes no mercado imobiliário

Golpes no mercado imobiliário são mais comuns do que parecem. Infelizmente os casos são tão comuns que já é até possível listar os principais. Localização errada, documentação falsa, desaparecimento do dono, loteamento que não existe são alguns deles.

Depois de anos se planejando para investir em terras ou construir o seu imóvel, o melhor é não arriscar. Sabemos que construir a casa própria é o sonho da maioria dos brasileiros e preparamos um artigo para você se resguardar nestas horas e não cair em nenhuma “cilada”. Confira a seguir algumas dicas.

Veja o vídeo do diretor da Lotenet, Deni Lamb, e acompanhe nosso artigo.

1. Desconfie de preços muito baixos

Quem está pesquisando por preços de imóveis e lotes a algum tempo tem, por exemplo, alguma noção da faixa de preços. Uma vez que você encontrou uma oferta muito discrepante das demais, vale tirar um tempinho para checar se ela de fato é confiável. Nem sempre pode se tratar de um golpe, mas as chances são grandes.

Além dos preços baixos, também deve-se desconfiar de uma grande facilidade de financiamento e poucas exigências. O processo de compra de um lote ou imóvel é normalmente demorado e minucioso. Peça fotos, e mais, peça para ir conhecer a propriedade. Informe-se bastante sobre todo o processo antes de depositar qualquer quantia de dinheiro. Por mais que a proposta seja tentadora, é aquele ditado, quando a esmola é muita…

2. Cheque a idoneidade da empresa

Quando encontrar uma oferta que te agrade e esteja dentro das suas condições, procure saber tudo sobre a empresa que está anunciando. Há quanto tempo está no mercado, quais os empreendimentos já foram vendidos, busque referências. Pode parecer exagero, mas todo o cuidado é pouco nestas horas.

Se possível, busque em fóruns pessoas que já compraram com esta empresa, pergunte e analise cada caso. A própria internet pode se apresentar como uma ferramenta muito útil nestas horas.

3. Tenha tudo documentado

Documente todo o processo. Não se esqueça de relacionar tudo o que conseguir: recibos, conversas, documentos bancários. Caso o pior aconteça, você terá provas consistentes para mover um processo contra a empresa.

4. Verifique a documentação com cuidado

Documentação falta é também algo muito recorrente. Pode acontecer de o vendedor falsificar os documentos do dono do imóvel. Quando tiver os documentos em mãos, procure no órgão responsável o nome do verdadeiro proprietário pela escritura da casa. O vendedor pode falsificar a escritura obtida em cartório, mas caso você cheque, a original ainda estará lá.

5. Não ceda às pressões

Caso os vendedores insistam na urgência em vender o imóvel alegando ter outras pessoas com interesse pode ser que seja melhor deixar “passar a oportunidade”. Desconfie de pressões neste sentido, porque o tempo que leva para que tudo esteja em ordem também conta como um indicativo de que o negócio é de fato seguro.

Quem está comprando deve ter em mente de que um investimento destes não acontece assim, de uma hora para outra. Portanto, o tempo é primordial para que a compra aconteça com êxito.

Investir em imóvel é sempre um bom negócio e por isso, o planejamento ideal evita que seu sonho se torne um pesadelo. Uma vez que você busque conteúdos referentes ao assunto, esteja por dentro do mercado imobiliário e saiba das principais tendências. A informação é a chave para o conhecimento, e no mercado imobiliário não é diferente.

Comece vendo algumas dicas de como conseguir financiamento de terreno.