5 dicas para economizar na decoração da casa nova

Quer decorar a casa nova mas o orçamento está baixo? Sabemos como os processos que envolvem a aquisição de um imóvel são caros. Compra, documentos, advogados, corretores. No entanto, sabemos também da importância de uma decoração agradável, para que a casa possa se tornar de fato um lar e ficar com a nossa cara. A boa notícia é que é possível economizar na decoração e criar ambientes incríveis sem gastar muito!

A decoração com materiais recicláveis é uma ótima alternativa para economizar dinheiro. Além da economia, você pode ter uma decoração muito mais sustentável e exclusiva. Acompanhe as nossas dicas e inspire-se!

1. Busque referências por conta própria

Um designer de interiores é o profissional adequado para auxiliar no ambiente dos seus sonhos. No entanto, inicialmente pode ser que o dinheiro não dê para contratar um profissional qualificado. Neste caso é hora de colocar toda a sua criatividade à mostra e confiar no seu bom gosto. Existem sites como o Pinterest onde é possível encontrar muitas referências de ambientes interessantes.

Revistas de decoração digitais ou impressas também podem ser uma boa pedida. Além de buscar por referências específicas para decoração, é preciso ter em mente que tudo o que vemos é referência. Museus, fotos, quadros, tudo pode servir para pensar em ideias inovadoras.

2. Planeje seu orçamento para economizar na decoração

Depois de ter em mente o que você busca criar, planeje o quanto deverá gastar com cada parte. Separe um dinheiro somente para a decoração e busque alternativas que caibam dentro disso. É muito mais fácil se organizar desta forma, porque você tem maior controle sobre o que está gastando.

Destine valores para cada parte: pintura, iluminação, móveis, enfeites. Este passo é essencial para que você não se perca em meio às dívidas.

3. Reaproveite móveis quando possível

Se você não tem muitas habilidades manuais para construir seus próprios móveis, reaproveite e recicle alguns! Às vezes um móvel que está aparentemente ruim só precisa de uma boa lixa e uma mão de tinta para que se torne novo. O tampo de uma mesa pode se transformar em uma estante, uma cadeira em criado mudo e por aí vai.

Algumas vezes é possível fazer coisas como cortinas ou estofar cadeiras em casa se você possuir as ferramentas adequadas. Caso não consiga, existem lugares que se encarregam de reciclar materiais e deixá-los como novos.

4. Guarde tudo o que conseguir

Guarde todos os materiais recicláveis, ainda que você não saiba para quê irão servir. Existem inúmeros utensílios que podem ser reaproveitados e não nos damos conta então, na dúvida, guarde o que for possível.

Ideias de móveis com palets de feira, luminárias com garrafas ou potes de vidro, papeis de diversos tipos, tudo pode virar decoração desde que você saiba trabalhar o material.

5. Invista nos detalhes

Você já colocou os móveis e ainda está faltando aquele toque especial? Invista em pequenos detalhes que fazem toda a diferença! Um tapete bonito, uma horta suspensa com plantas diversas e uma parede como quadro negro são algumas ideias que mudam totalmente o clima do ambiente. Busque também por cores que tragam a você a sensação de bem-estar e trabalhe em cima delas.

Uma casa, além de ser funcional, precisa ter a sua cara para que seja verdadeiramente um lar. Porém, já sabemos que para isso não é necessário gastar mais dinheiro do que o estipulado, basta ter criatividade e um tempinho para produzir.

Tem mais dicas de decoração? Escreva para nós e conte suas ideias!

Deni Lamb

MBA em Gestão Comercial e Vendas, graduado em Marketing. Vinte anos de experiência profissional na área de marketing e vendas.