5 dicas para economizar na construção sem perder a qualidade

Quer construir a casa dos seus sonhos mas o orçamento está baixo? Gastos envolvendo construção muitas vezes vão além do esperado, mas às vezes parece impossível reunir beleza e funcionalidade sem extrapolar no orçamento. É comum também surgir o medo de uma economia com materiais trazer gastos futuros devido à baixa qualidade. No entanto, com um bom planejamento e o corte de despesas desnecessárias é possível economizar na construção sem perder na qualidade. Acompanhe as nossas dicas a seguir para ficar por dentro.

1. Planejar

Muitos gastos desnecessários têm sua origem na falta de um planejamento adequado. Tenha em mente o quanto está disposto a gastar antes de começar a planejar. É importante lembrar que se tratando de construção, cada metro quadrado é dinheiro, por isso, é essencial que tenha algum engenheiro ou arquiteto de confiança por conta da sua obra.

2. Saber detalhes do seu projeto

Se você contratou um profissional para cuidar da construção da sua casa, provavelmente irá se deparar com termos ou desenhos que vão além do seu entendimento. Nestes casos não tenha vergonha: questione o máximo possível. Ainda que você não entenda muito sobre construção é o seu investimento que está em jogo, portanto, é importante entender para que serve cada elemento para avaliar a sua real necessidade.

Muitas vezes você quer fazer algo muito mais simples do que o que está no papel e consegue cortar alguns gastos. Pergunte a opinião do engenheiro ou arquiteto responsável e, se necessário, busque outros profissionais para saber também a opinião deles. Toda ajuda é válida e o dinheiro pode ser gasto em outras coisas na casa.

3. Fazer muitos orçamentos antes de se decidir

Ao investir em construção, já é sabido que muito dinheiro será investido. No entanto, faça alguns orçamentos antes de resolver bater o martelo, porque as diferenças de preços podem ser significativas e fazer diferença no futuro.

Aqui é importante lembrar que não necessariamente o mais caro é o melhor e o mais barato é inferior. O ideal é ter algumas referências de pessoas conhecidas ou imóveis do seu agrado para saber quem foram os responsáveis e assim entrar em contato, anotar e tomar a decisão mais sensata.

4. Economizar na construção sendo sustentável

Quando fala-se em economia é preciso pensar também a longo prazo e nos gastos futuros. Às vezes determinados materiais que são mais baratos futuramente acarretarão muito mais gastos ao seu orçamento, sem falar na questão ambiental que também é essencial. Luminárias eficientes com LED são um exemplo de investimento que ajudam a reduzir o valor nas contas de luz.

Você pode também procurar materiais usados para reciclar em seu projeto. Alguns materiais caros como vidros e espelhos podem ser encontrados com descontos em lojas de reciclagem. Painéis solares, áreas pensadas para terem iluminação natural também podem acarretar futuras economias.

5. Escolher o melhor custo-benefício para o acabamento

O acabamento costuma ser a parte que detém a maior parte dos gastos. Isto porque um piso na moda, vasos sanitários diferentes e torneiras elegantes são os elementos que chamam a atenção em um imóvel. O motivo pelo qual os gastos com essa parte são tão grandes, é a enorme variação de preços.

Pesquise o máximo possível para achar algo que lhe agrade e tenha um custo acessível e boa qualidade. Considere também analisar se algumas destas coisas podem ser feitas por você. Parece pouco mas é o que pode salvar o seu orçamento.

O processo de construção pode ser muito estressante, mas é ainda pior quando você percebe que gastou uma quantia inesperada. Vale a pena analisar cada etapa priorizando a economia dos gastos mas também a segurança e a qualidade. Tenha um projeto muito bem detalhado e tente segui-lo à risca, porque mudanças no meio do caminho também dificultam na hora de economizar.

Veja também outras dicas que podem auxiliar na construção do seu imóvel!

Deni Lamb

MBA em Gestão Comercial e Vendas, graduado em Marketing. Vinte anos de experiência profissional na área de marketing e vendas.