4 dicas de planejamento financeiro para investir em lote

Imagine você com a casa dos seus sonhos, com quantos cômodos você quiser, lazer completo e toda segurança para você e sua família se sentirem tranquilos e confortáveis… Parece um sonho, não é mesmo? Mas isso pode se tornar realidade aoadquirir um lote. Comprar um lote tem inúmeras vantagens em comparação a um imóvel pronto, além de ser uma excelente forma de investimento. O planejamento financeiro é essencial para fazer esse sonho virar realidade. Confira algumas dicas que preparamos para te ajudar!

Controle os gastos

O primeiro passo é ter controle do quanto você e sua família gastam por mês. Calcule primeiro as despesas fixas como aluguel, prestações, IPTU e internet. Depois calcule as despesas variáveis como luz, alimentação e lazer. Você pode fazer esse cálculo utilizando um caderno ou uma planilha para anotar todas as saídas e entradas do mês. Ao fazer isso, você poderá visualizar com mais clareza onde é possível economizar e assim guardar mais dinheiro.

Mude seus hábitos

Algumas mudanças de hábitos parecem pequenas mas fazem toda diferença nos gastos finais. Experimente trocar as lâmpadas da sua casa por luzes mais eficientes e econômicas como lâmpadas de led. Procurar formas lazer mais barato, verificar planos de internet mais acessíveis, tudo isso surtirá efeitos no seu bolso.

Lembre-se que mudança de hábitos não significa abrir mão do seu padrão de vida, mas sim equilibrar o consumo da família. Tenha foco que isso será necessário somente por um período, mas quem sabe você não se adapta a uma vida mais econômica?

Estabeleça metas

O foco em seus objetivos é essencial para a realização dos seus sonhos! Quanto mais definido for o seu objetivo, mais motivado você se manterá durante o percurso. Faça uma projeção de quanto será necessário investir até a meta ser alcançada. Avalie qual economia mensal deverá ser feita para atingir esse valor em um período pré-definido.

No caso do lote, sua meta não precisa necessariamente ser o valor total do terreno, que é muito alto. Pode ser o valor da entrada, isso já irá proporcionar melhores condições de financiamento, por exemplo.

Escolha a melhor forma de pagamento

Na maioria dos casos quando se trata de imóveis, o financiamento é a opção mais viável. Poucas pessoas têm condição de pagar um patrimônio de alto valor à vista. Sendo assim, fique de olho nas oportunidades de financiamentos. Lembre-se: quanto maior for a entrada, melhores as condições de pagamento.

Ao investir em lote, deve-se levar em conta principalmente: o valor da entrada, número de parcelas, taxas de juros e correções e o valor final das parcelas. Faça o seu planejamento financeiro em cima disso e mantenha o foco, o resultado valerá a pena! Gostou das dicas?

Você também pode gostar de 

Deni Lamb

MBA em Gestão Comercial e Vendas, graduado em Marketing. Vinte anos de experiência profissional na área de marketing e vendas.